FOTOGRAFIA: A ARTE DO ENCONTRAR
Rogério Ribeiro

Window ©Minor White Songs of Sky ©Alfred Stieglitz
O que o homem “acha, encontra, também é criativo, não somente aquilo que ele faz” .
Minor White propõe que a mente do fotógrafo permaneça em branco para que este esteja sensibilizado para o “ver” e “encontrar” . Como no livro Zen in the Art of Archery (Zen na Arte do Arqueiro) de Eugen Herrigel - que serviu de guia para White e outros fotógrafos como Cartier-Bresson - onde o arqueiro deve alcançar o branco mental para acertar o alvo. O fotógrafo deve apagar-se totalmente para não deixar mais do que a presença das coisas. Ao mesmo tempo seu espírito irá se confundir com essa presença, coincidir com ela, e as coisas se converterão em espírito por uma “efusão verdadeiramente mística” . A foto, assim produzida, funciona como um “equivalente” atuando como símbolo e metáfora de algo independente do tema fotografado.
White diz que o fotógrafo deve adquirir certa disciplina para chegar a esse "estado mental receptivo" e que a essência do trabalho criativo consiste, em grande parte, na busca em alcançá-lo. White afirma que: “Tal estado se assemelha a uma película virgem: parece inerte, mas é tão sensitiva que uma fração de segundo gera vida nela ( não só vida, sim uma vida).” E continua: “Fora desse estado em branco, o fotógrafo ama e odeia intensamente, e é consciente das áreas de sua indiferença. Fotografa o que ama porque ama, o que odeia como protesto; e pode deixar de lado o que é indiferente ou fotografar com qualquer técnica e composição que domine” .
Nascido nos Estados Unidos em 1908, White iniciou na fotografia por seu avô. Estudou História e Filosofia da Arte no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e conheceu os maiores fotógrafos da época entre eles Edward Weston e, principalmente, Alfred Stieglitz que o impressionou muito. Em 1946 começa a ensinar junto com Ansel Adams no San Franscisco Art Institute e mais tarde funda com este e Dorothea Lange a revista Aperture . Durante toda sua vida leciona em várias faculdades como na de Rochester Institue of Technology e na Massachusetts Institute of Technology de Boston.
Para Minor White a poesia se relaciona com a fotografia por sua essencialidade. Diferente da percepção histórica de que a fotografia é a prosa do real e somente através de manipulações plásticas ela se transforma em poesia.
Referências:
FONTCUBERTA , Joan. Estética Fotográfica . Barcelona. Blume. 1984.
LEMAGNY , Jean-Claude. História da Fotografía . Barcelona. Alcor. 1988.
Rogério Ribeiro é professor de fotografia e coordenador de ensino e comunicação da Câmera Viajante.
|