Desconstrução do Olhar

da CâMerA ViAjANTe

©RRibeiro

 
Objetivo

Promover o desenvolvimento do processo criativo e a abertura de um "novo olhar para o mundo", estimulando o fazer e o prazer fotográfico através de oficinas.

Público alvo

Fotógrafos iniciantes ou avançados, colaboradores de empresas e instituições.

 

Justificativa

Desenvolvendo a criatividade o sujeito amplia sua capacidade de buscar um maior número de respostas para a resolução de um determinado problema, neste sentido a arte aliada ao prazer possibilita a criação de um produto, a foto

O próprio ato de criar pode fornecer novos vislumbres, novas perspectivas e nova compreensão para a ação futura. O melhor preparo para criar é a prática da arte.

Um dos ingrediente básicos, de uma experiência artística criadora, é a relação entre o sujeito e o seu meio. Pintar, desenhar – fotografar – ou construir, são processos constantes de assimilação e projeção: absorver, através dos sentidos, uma vasta soma de informações, integrá-las ao eu psicológico, e dar uma nova forma aos elementos que parecem ajustar-se às necessidades do momento.

A base da educação formal se assenta na utilização de símbolos – letras - que vão se complexisando na medida em que a pessoa vai apreendendo a informação e se desenvolvendo. É a interação dos símbolos, do eu e do ambiente que fornece os elementos necessários aos processos intelectuais abstratos. Portanto, o crescimento mental depende de relações ricas e variadas entre o sujeito e o meio.

A capacidade, a habilidade e atitude são ingredientes de um CHA cuja essência é produzida pela experiência artística criadora ao longo da vida.

E porque a fotografia?

Por se tratar de uma arte popular, onde se tem um retorno de satisfação pessoal muito rapidamente, talvez, mais do que em qualquer outra atividade artística.

O conhecimento básico do funcionamento do equipamento assim como regras de composição e iluminação são facilmente apreendidos, desenvolve a lógica, a capacidade de abstração e simbolização. Também apura a percepção visual e a sensibilidade estética.

O momento fotográfico é único, definido pelo fotógrafo, no aqui e agora do clique. Habilidade e rapidez na decisão são apuradas a cada novo instante em foco.

Resultados:

- Aumento da percepção visual/cultural, desenvolvimento de habilidade, agilidade, decisão,integração do grupo e diminuição do estresse.

- Montagem de exposição fotográfica, produto dos trabalhos criados pelos participantes.

Recursos:

- aulas expositivas, audio-visuais e práticas

- dinâmicas de grupo

- avaliação: da produção fotográfica do grupo da oficina fotográfica
 

Experiências do programa:

 
Oficina realizada no Fórum Social Mundial 2005
 

"UM NOVO OLHAR" com Karla Nyland e Márcia Molina

Oficina realizada na ULBRA para alunos do Curso Superior de Fotografia em agosto 2005

 
 
"DE OLHOS VENDADOS" com Paulo André Frydman
Oficina no Atelier OCA do artista - realizado de 27.09 a 01.10.2005

Informações e inscrições em FALE CONOSCO

OUTROS CURSOS

 

Para voltar feche esta janela.

CâMerA ViAjANTe

cursos e oficinas de fotografia no Rio Grande do Sul

fones: (51) 3012-0421 / (51) 3028-0421

Vale Verde / Porto Alegre - RS

BRASIL

Copyright © 2006 - Câmera Viajante Agência & Escola de Fotografia Ltda. - Porto Alegre - BRASIL - Todos Direitos Reservados