Objetivo
Promover o desenvolvimento do processo criativo e a abertura de um "novo olhar para o mundo", estimulando o fazer e o prazer fotográfico através de oficinas.
Público alvo
Fotógrafos iniciantes ou avançados, colaboradores de empresas e instituições que necessitem estimular a capacidade criativa.
Justificativa
Desenvolvendo a criatividade o sujeito amplia sua capacidade de buscar um maior número de respostas para a resolução de um determinado problema, neste sentido a arte aliada ao prazer possibilita a criação de um produto, a foto.
O próprio ato de criar pode fornecer novos vislumbres, novas perspectivas e nova compreensão para a ação futura. O melhor preparo para criar é a prática da arte.
A capacidade, a habilidade e atitude são ingredientes de um CHA cuja essência é produzida pela experiência artística criadora ao longo da vida.
E porque a fotografia?
Por se tratar de uma arte popular, onde se tem um retorno de satisfação pessoal muito rapidamente, talvez, mais do que em qualquer outra atividade artística.
O conhecimento básico do funcionamento do equipamento assim como regras de composição e iluminação são facilmente apreendidos, desenvolve a lógica, a capacidade de abstração e simbolização. Também apura a percepção visual e a sensibilidade estética.
O momento fotográfico é único, definido pelo fotógrafo, no aqui e agora do clique. Habilidade e rapidez na decisão são apuradas a cada novo instante em foco.
Resultados
- aumento da percepção visual/cultural, desenvolvimento de habilidade, agilidade, decisão, integração do grupo;
- ampliação da capacidade criativa e inventiva;
- diminuição do estresse;
- montagem de exposição fotográfica, produto dos trabalhos criados pelos participantes.
Recursos
- áudios-visuais;
- prática fotográfica;
- dinâmicas de grupo;
Coordenação:
Psicóloga Karla Nyland
|